Você está cuidando da sua reserva cognitiva?
- Nádia Rocha

- 22 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Saiba como preservar a sua cognição
Já se fala em reserva cognitiva ao menos há 30 anos.
O termo foi identificado por cientistas que estudaram o cérebro de um grupo com alterações típicas de pessoas com doença de Alzheimer avançada. No entanto, alguns não apresentaram nenhum sintoma da doença. Dessa forma, o que eles tinham de diferente?
De acordo com a publicação da Harvard Health Press, da Escola de Medicina de Harvard (EUA), no artigo O que é Reserva Cognitiva?, esses indivíduos têm uma reserva cognitiva grande o suficiente para compensar os danos e continuar funcionando normalmente. E essa reserva foi definida como a capacidade do nosso cérebro de improvisar e encontrar formas alternativas de realizar uma tarefa.

Bora cuidar da sua reserva cognitiva?
Em matéria para a BBC (2022), Manuel Vázquez Marrufo, professor do departamento de psicologia experimental da Universidade de Sevilha (Espanha), explica que a reserva cognitiva é uma propriedade que os seres humanos têm. Trata-se de um resultado da experiência de vida que nos protege efetivamente dos danos que ocorrem no cérebro.
Já a plasticidade natural do cérebro é baseada em fatores genéticos e é chamada de reserva cerebral. Está relacionada com a estrutura física individual do órgão e sua capacidade de gerar novos neurônios.
Dessa forma, uma combinação do que a pessoa possui em sua reserva cerebral com sua reserva cognitiva pode determinar como o cérebro agirá com doenças neurodegenerativas ou lesões, conforme o cientista Vásquez.
Enfim, é compreensível a necessidade de estimular o cérebro desde o início da vida ao longo da existência. Assim, práticas diárias saudáveis auxiliam a manter uma mente ativa favorecendo o fortalecimento da reserva cognitiva, não importando a idade.
Algumas atividades são sugeridas para o aperfeiçoamento da reserva cognitiva:
- Ler (estimula atenção, concentração, memória e linguagem);
- Aprender algo novo;
- Levar uma vida social ativa;
- Não parar de jogar;
- Aprender línguas;
- Alterar rotinas;
- Não fumar;
- Fazer exercícios regularmente;
- Manter um peso saudável;
- Tratar a pressão alta e o diabetes;
- Dormir o suficiente.
E por aí: você anda cuidando da sua reserva cognitiva? Quais atividades você ainda não começou?
Referências:
BISPO, Michelynne Stefany Gomes. Bases da aprendizagem: a importância da estimulação cognitiva e sua relação com ensino e a aprendizagem no decorrer da vida humana. 2022. Acessado em: 22 junho 2022.
O que é reserva cognitiva, que deve ser fortalecida para proteger o cérebro de doença. BBC, 2022. Acesso em: 22 junho 2022.
What is cognitive reserve?. Harvard Health Publishing, 2020. Acesso em: 22 junho 2022.







Comentários