top of page
Barra gradiente

Um encontro com o Mestre Miguel Nicolelis

No último sábado, 28 de outubro, tive o prazer de ter um um encontro com um mestre de renome internacional, o ilustre neurocientista Miguel Nicolelis. Ele palestrou sobre inteligência artificial dentro da programação da Feira do Livro de Porto Alegre 2023 e, logo depois, autografou seus livros.






Importante destacar que a programação da Feira deste ano está excepcional e tem proporcionado experiências como esta!


Nicolelis é um notável cientista brasileiro, destacando-se como uma figura proeminente no âmbito da Neurociência a nível global, graças às suas contribuições significativas, que incluem estudos sobre interfaces cérebro-máquina e neuroprostéticos. Além disso, ele é autor de várias obras e tem desempenhado um papel fundamental no avanço do entendimento do cérebro e das aplicações da neurociência em diversos domínios, como medicina, reabilitação e tecnologia. Foi o Professor Nicolelis que, em grande parte, motivou minha especialização em Neurociência na pós-graduação da PUCPR.


Um dos pontos mais importantes comentados pelo Professor Nicolelis é, resumidamente, de que o que é chamado de inteligência artificial não pode ser chamada de inteligência, pois essa é uma característica da inteligência orgânica. Também não pode ser considerada artificial, porque foi criada e mantida por humanos.


Destaco cinco breves insights que tive durante a palestra dele:

1 - A análise dos dados gerados gratuitamente pelos hábitos online das pessoas representam um dos ativos mais valiosos para grandes organizações.
2 - A abordagem científica usada na análise de dados por meio da inteligência artificial é fenomenal, com aplicações que se estendem a campos diversos, como medicina, políticas públicas e astrofísica, entre outros.
3 - A promoção excessiva da inteligência artificial pelo marketing é desafiada por Nicolelis. Ele ressalta que a IA não é a solução definitiva para todos os problemas da humanidade, pois possui suas limitações.
4 - O argumento de que os robôs podem substituir o trabalho humano tem implicações significativas, incluindo a desvalorização do trabalho humano e a sua precarização.
5 -O que hoje é rotulado como inteligência artificial , muitas vezes, é resultado do esforço humano na verificação de conteúdos, frequentemente realizado em regiões como a África, e isso tem impactos psicológicos negativos a esses trabalhadores devido à exposição a conteúdo perturbador, como violência e tragédias, que caracterizam alguns dos piores aspectos de nossa sociedade. Já há evidências que esses indivíduos encontram-se com problemas psiquiátricos.



Durante a Feira, o Professor Nicolelis autografou uma de suas obras mais notáveis para mim, O Verdadeiro Criador de Tudo. Foi uma experiência enriquecedora em busca de conhecimento.



Continuemos aproveitando a Feira do Livro, que se estende até o dia 15 de novembro!

Comments


©2023 por Nádia Rocha

bottom of page