top of page
Barra gradiente

Qual é o ideal de horas de sono para as 40+?

Você anda dormindo bem? Se a sua resposta é não, deveria dar mais atenção a isso. Geralmente, sempre ficamos em dúvida sobre quantas horas devemos realmente nos dedicar a essa atividade tão essencial.





Refletindo sobre essa questão, pesquisadores da Universidade de Cambridge (Reino Unido) e da Universidade de Fudan (China) fizeram uma pesquisa com 500 mil adultos entre 38 e 73 anos, que fazem parte do banco de dados da UK Biobank.


As respostas a esse estudo foram publicadas a Revista Nature no último 28 de abril. Os padrões de saúde mental e de sono desse público foram verificados por meio de testes cognitivos. A seguir, apresento uma síntese das descobertas dessa pesquisa.


O ideal de horas de sono de adultos a partir da meia idade é de 7h.


Quanto mais longe dormir dessa média de 7h (para menos ou para mais) tanto mais a qualidade de sono diminui.


Assim, a qualidade do sono é uma curva em U invertido, pois melhora ao chegar no 7 e fica cada vez pior em ambas as extremidades.


Ou seja, quantidades diminutas ou excessivas de sono pioram a saúde mental (incluindo sintomas de depressão e ansiedade) e as funções cognitivas (como resolução de problemas, atenção visual, memória, entre outros fatores).


O sono profundo realmente é um reset para nosso corpo, em que as células são regeneradas, de acordo com Caparroz (2022). Nosso sistema imunológico também se fortalece nessa fase, livrando-se do acúmulo de impurezas. Ou seja, quando se interrompe a fase mais importante do sono, compromete-se a limpeza dos sistemas.


Então, dormir 6h a 8h diárias não e tão ruim assim. Bora melhorar esse sono e dar a devida atenção?



Referências:


CAPARROZ, Leo. 7 horas de sono é a quantidade ideal a partir da meia-idade, sugere estudo. Revista Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/7-horas-de-sono-e-a-quantidade-ideal-a-partir-da-meia-idade-sugere-estudo/. Acesso em 6 maio 2022.


LI, Y., SAHAKIAN, B.J., KANG, J. et al. The brain structure and genetic mechanisms underlying the nonlinear association between sleep duration, cognition and mental health. Nat Aging (2022). https://doi.org/10.1038/s43587-022-00210-2


Comments


©2023 por Nádia Rocha

bottom of page