top of page
Barra gradiente

Por que criar a Nadi Labs?

Atualizado: 1 de mai. de 2024

Vamos começar respondendo Por quê?.


Tive um diagnóstico de câncer nos primeiros meses de 2024, como contei aqui no blog. Nessa época adversa, tive contato com meu eu interior, em que a minha vida passou pela mente como se fosse um filme. A principal lamentação era não ter tido tempo de colocar meu propósito em prática e estar gastando tempo de vida com algumas situações.


Uma mulher olhando para a tela do computador está trabalhando
Nádia elaborando o Nadi Labs

Dessa forma, aí começa a justificativa de criar o Nadi Labs. Como já havia empreendido com o POABEAT!, me questionei muito sobre começar ou não um projeto autoral com parcerias. E aqui estou! Tomei coragem e estou ajustada com minha missão, que é incentivar o florescimento de pessoas e organizações apesar da adversidade, de modo que elas possam deixar sua contribuição no mundo.


Letras com a pergunta "Por que Porto Alegre é a capital com maior índice de depressão do Brasil"

No meu primeiro negócio, a área de atuação era o entretenimento de POA. Dez anos depois, uma notícia sobre a cidade me deixou alarmada. Porto Alegre destacava-se em 2024 como a capital brasileira com a prevalência mais alta de depressão. Segundo dados revelados por uma pesquisa do Ministério da Saúde (1), a cidade apresenta a maior proporção de diagnósticos dessa condição em comparação com outras capitais.


A pesquisa Vigitel, que monitora anualmente os fatores de risco e proteção para doenças crônicas através de inquéritos telefônicos, incluiu a pergunta: “Já foi diagnosticado(a) com depressão por um médico?”. No resultado, 21,8% dos entrevistados de Porto Alegre confirmaram o diagnóstico, colocando a cidade no topo do ranking nacional. Analisando os dados por gênero, observa-se que 27% das mulheres porto-alegrenses reportaram ter recebido o diagnóstico de depressão.

Pensei: O que está ocorrendo com as pessoas da minha cidade?"

Logo Nadi labs

Assim sendo, a ideia de se fazer uma iniciativa voltada ao bem-estar surgiu como ação preventiva, principalmente para o público feminino 40+, logo depois que eu me formei na pós-graduação em Psicologia Positiva, Mindfulness e Neurociência da PUC-PR. Com o POABEAT!, aprendi que, com pequenas ações, podemos impactar positivamente as pessoas, as organizações e a cidade.

Nesse conexto, resolvi pensar globalmente e agir localmente, conectada em estudos ESG. ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social and Governance (que significa Ambiental, Social e Governança, em português). De forma geral, trata-se de um movimento mundial que abrange um conjunto de práticas voltadas para a preservação do meio ambiente, responsabilidade social e governança organizacional.


ODS nº 3 Saúde e Bem-Estar

Então, a Nadi Labs está alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 3 da ONU que é Saúde e Bem-Estar, cujo lema é Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades. Este objetivo é parte dos 17 ODSs que compõem a Agenda 2030, um plano de ação global para erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir a prosperidade e paz para todos.

Dessa forma, aí estão meus três porquês: clareza de propósito, foco numa situação social que precisa de iniciativas e alinhamento com uma mudança urgente de atitudes em nível planetário.


(1) Link da pesquisa do Ministério da Saúde: Vigitel Brasil 2023 - Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico:




Comments


©2023 por Nádia Rocha

bottom of page