Você conhece os Novos Otimistas?
- Nádia Rocha

- 3 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Organizações procuram compreender e estabelecer conexões com seu público em tempos incertos como o nosso. Anualmente, a consultoria Worth Global Style Network (WGSN) publica a pesquisa Consumidor do Futuro, em que identifica os principais perfis de público no mercado mundial. E as 40+ estão nessa!

A WGSN é especialista em tendências mundiais de perfis de consumidores. O papel dela é perceber e analisar os sinais de mudanças de comportamento de consumo e qual será o impacto deles no futuro.
Na previsão da WGSN, os vários públicos identificados têm algumas características que envolvem os 40+ (que estão entre os Millennials e a Geração X). Para 2022, foram identificados três tipos de perfis:
1. Estabilizadores
2. Comunitários
3. Novos Otimistas
Neste post, apresento o perfil dos Novos Otimistas, que também associei com os Good Vibes.
De acordo com a WGSN, os Novos Otimistas não são um grupo homogêneo, seja em idade ou aparência, dos Baby Boomers à Geração Z. São ligados à aventura e não tem medo de defender suas crenças, mas fazem essa defesa de forma positiva. A inclusão e conectividade são suas principais prioridades. Gostam de compartilhar e celebrar suas vitórias com seu grupo.
A busca de seu próprio conceito de felicidade é o que identifica essa tribo. Assim, alguns valores de uma sociedade mais tradicional ou capitalista vão perdendo o sentido, como culto ao corpo, à juventude eterna e à ostentação de bens. Abaixo, descrevo alguns valores dos Novos Otimistas, conforme a WGSN (2020):
- Conceito de envelhecimento mudou, pois ser mais longevo não significa estar morto por dentro;
- Capacidades individuais valorizadas;
- Modelos de vida estão sendo questionados, entre eles o culto à juventude;
- Representatividade e interação entre jovens e longevos;
- Celebração de pequenas e grandes vitórias pessoais e profissionais;
- Busca de experiências que agreguem algum valor às suas vidas, como jantares de experiência, museus pop-up e festivais culturais;
- Importância menor ao tempo de conexão online e mais ao tempo gasto com familiares e amigos;
- Economia baseada no culto da experiência.
Claro que não devemos rotular grupos em demasia, ainda mais vivendo em uma sociedade tão desigual quanto a brasileira. Contudo, me identifiquei em muitos aspectos como os Novos Otimistas. Trata-se de algo que estava sentido há algum tempo, mas ainda não havia visto como tendência. Além disso, trata-se de um tapa na cara de uma economia obcecada pela juventude e por se estar on-line o tempo todo.
Referência:
WORTH GLOBAL STYLE NETWORK (WGSN). Consumidor do futuro 2022. Disponível em https://bit.ly/2QxTe5d. Acessado em 3 maio 2022.







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